Aprendendo sobre Junções entre Tabelas no Access

Reading time: 3 minutes

Seja Bem-vindo(a) a mais uma aula do Curso Avançado em Microsoft Access 2019. Nesta aula você vai aprender sobre Junções entre Tabelas no Access.

Entender quais as propriedades de junções e como cada uma funciona é primordial para coletar as informações necessárias entre 2 ou mais tabelas.

Uma grande vantagem do Access é que através destas junções, podemos fazer a qualquer momento, mesmo que eu não tenha relacionado estas tabelas no meu processo de modelagem. Saliento que estas junções devem ser feitas em nível de Consulta.

Propriedades das Junções entre Tabelas

Estas propriedades são formas que podemos unir tabelas, tomadas 2 a 2.

Observação: Não esqueça que PROPRIEDADE DA JUNÇÃO e RELACIONAMENTOS são conceitos totalmente diferentes.

Estas propriedades podem ser divididas em 3 tipos:

a) Tipo 1: O Access só inclui as linhas com os dados das 2 tabelas, se e somente se os campos unidos entre ambas as tabelas forem iguais. Este tipo de propriedade é a mais comum de acontecer entre 2 tabelas.

Imagine que eu tenho duas tabelas. Uma de Vendedores (tblVendedor) e a outra as Vendas que foram realizadas em um determinado período (tblVenda). Suponhamos que eu queira saber quais os vendedores que realizaram venda.

Neste caso vamos utilizar a junção do tipo 1, que só vai mostrar os vendedores que realizaram venda, mesmo sabendo que há outros vendedores disponíveis na tabela tblVendedor. Mas se eles não venderam, neste ripo de junção, o Access não mostra.

Como resultado da consulta, somente os vendedores que realizaram venda serão evidenciados. Repare que o vendedor “Sérgio“, cujo o “iDVendedor” seja igual a 4, não aparece no resultado da consulta.

b) Tipo 2: O Access vai incluir todos os registros da 2ª Tabela e somente os registros da 1ª tabela, quando os campos unidos forem iguais.

Seguindo a ideia destas tabelas que fizemos acima, suponhamos que eu queira saber quais os vendedores que realizaram venda. Repare que neste tipo de junção, cuja a característica é a seta voltada para a 1ª tabela, que caracteriza que os registros desta 1ª tabela são exclusivos.

Neste caso o resultado será o mesmo que a do tipo 1, já que eu quero exclusividade para os vendedores, ou seja, eu só quero exibir os vendedores que realizaram alguma venda.

Como resultado da consulta, somente os vendedores que realizaram venda serão evidenciados. Repare que o vendedor “Sérgio“, cujo o “iDVendedor” seja igual a 4, não aparece no resultado da consulta.

c) Tipo 3: Neste tipo de junção é o inverso da junção do tipo 2. O Access vai incluir todos os registros da 1ª Tabela e somente os registros da 2ª tabela, quando os campos unidos forem iguais. Repare que neste tipo de junção, cuja a característica é a seta voltada para a 2ª tabela, que caracteriza que os registros desta 2ª tabela são exclusivos.

Como resultado da consulta, todos os vendedores que realizaram e não realizaram venda serão evidenciados na consulta. Repare que o vendedor “Sérgio“, cujo o “iDVendedor” seja igual a 4, ainda que não tenha realizado nenhuma venda, ele aparece no resultado da consulta.

Este tipo de junção é útil para Análise de Dados, quando identificamos relações que não atendem a Integridade Referencial do Banco de Dados, uma vez que nesta tabela só poderia aparecer as vendas realizadas. Como o vendedor “Sérgio”, NÃO REALIZOU NENHUMA VENDA, ELE NÃO PODERIA APARECER. Estes registros são chamados de Registros Órfãos.

A medida que você entender estas Propriedades das Junções entre Tabelas, quando você estudar SQL (Structure Query Language), vai ser mais fácil o seu entendimento, já que estas junções representam os JOINS que serão estudas mais para frente.

Goustou da aula?

Deixe seu comentário aqui embaixo. Queremos lhe ouvir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *